II Workshop da Pesca Esportiva no Amapá acontece na próxima semana e destaca o estado

Com a presença de ministros, autoridades e influenciadores, evento discute estratégias de desenvolvimento, turismo e sustentabilidade ligados à pesca esportiva. Fish TV fará a cobertura.

Por Marcelo Telles - 24/05/2025 em Notícias / Geral

Entre os dias 26 e 30 de maio, o Amapá será o palco do II Workshop da Pesca Esportiva e Amadora, reunindo autoridades dos Ministérios da Pesca, do Turismo, além de representantes de instituições federais, estaduais e municipais. A programação será realizada em Macapá, no auditório do Museu Sacaca e na sede do Sebrae, com visitas técnicas a comunidades nos municípios de Amapá e Tartarugalzinho.


A iniciativa é fruto de um esforço conjunto iniciado em Brasília, a partir de uma reunião técnica entre o Ministério do Turismo, o Ministério da Pesca e a Secretaria Extraordinária de Representação do Amapá em Brasília (SEAB).


Foto: Imagens da 1ª edição. Enviada por Mauro Guerreiro Souza.


Na ocasião, foi apresentado o Acordo de Cooperação Técnica entre o MTur e o MPA, com o objetivo de fomentar atividades turísticas ligadas à pesca esportiva e à aquicultura no Brasil. Até então, o Amapá não constava entre os estados mapeados com potencial para o desenvolvimento desse segmento.


A equipe da Fish TV conversou com Mauro Guerreiro Souza, gerente geral de projetos e articulador institucional do Governo do Estado do Amapá junto aos ministérios, que comentou como foi o início do projeto.


“Propusemos à Secretaria de Pesca do Estado a realização do primeiro workshop, que foi um sucesso. E o reconhecimento nacional impulsionou a realização desta segunda edição, que ganha ainda mais força com a presença confirmada de influenciadores da área e de autoridades”, contou. 


Foto: Imagens da 1ª edição. Enviada por Mauro Guerreiro Souza.


Entre as autoridades, estarão presentes os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), André de Paula (Pesca e Aquicultura), e outras lideranças como o presidente do ICMBio e a diretoria da Codevasf.


Ainda no evento, o Projeto de Lei nº 026/2025, apresentado pelo deputado estadual Júnior Favacho, deverá ser sancionado pelo governador Clécio Luís. A proposta estabelece diretrizes para a regulamentação da pesca esportiva nas Unidades de Conservação do Amapá, defendendo o uso sustentável desses territórios protegidos como ferramenta para impulsionar o turismo ecológico, gerar emprego e renda, e fortalecer a economia local sem abrir mão da preservação ambiental. 


Além das palestras técnicas, o evento também contará com a entrega do Diagnóstico da Pesca e Aquicultura no Amapá e a da Lei Estadual da Pesca Amadora Esportiva, reforçando o compromisso institucional com o fortalecimento do setor.


Foto: Imagens da 1ª edição. Enviada por Mauro Guerreiro Souza.


Com esse movimento articulado entre governo, comunidades, técnicos e setor produtivo, o Amapá se lança oficialmente como um dos principais destinos da pesca esportiva no Brasil, integrando desenvolvimento sustentável, empreendedorismo e valorização cultural.


A equipe da Fish TV estará presente durante todo o evento, fazendo uma cobertura especial sobre tudo o que vai acontecer por lá.


Para quem se interessou em participar ou deseja mais informações, clique aqui.




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS